IPORÃ DO OESTE
A administração municipal está trabalhando forte num projeto de incentivo a instalação de novas indústrias no município para Geração de Emprego e renda à população de Iporã do Oeste. De acordo com o prefeito Adélio Marx, foi finalizada a terraplanagem para a construção de um pavilhão na área industrial localizada na Linha Cabeceira do Taquaruçú. Conforme ele, este pavilhão que será construído em breve, terá a participação do governo do estado com R$ 100.000,00 e mais R$ 33.000,00 de contrapartida da prefeitura municipal, na obra que terá 560m² de edificação. O secretário de Planejamento Lúcio Mallmann, explica que o processo de licitação foi finalizado e a prefeitura aguarda o início das obras pela empresa vencedora. O Prefeito Adélio Marx confirmou que já existem várias empresas interessadas em se instalar no município.
- Desemprego no Brasil
A atual realidade do mundo moderno sugere mudanças rápidas na sociedade, no que diz respeito ao mercado de trabalho, é fato também que a sociedade não está acompanhando o ritmo dessas mudanças, profissões estão desaparecendo e outras estão surgindo, a concentração de renda aumenta e a economia está se globalizando, nesse contexto cada vez mais as empresas estão investido em características antes vistas como sem importância, a criatividade está sendo o diferencial, pré-requisito para o trabalhador moderno. Diante desse quadro o Brasil precisa de uma melhoria significativa no seu sistema educacional, preparando as novas gerações para a versatilidade do mundo moderno, bem como as políticas contra o desemprego precisam apresentar soluções adequadas à realidade de uma economia que não pode ser mais dividida simplesmente em formal e informal. Uma consequência do despreparo das universidades em produzir profissionais capacitados para o mercado são novos cursos superiores com períodos menores ou mesmo cursos superiores feitos em finais de semana que apenas oferecem um diploma universitário . Se por um lado faltam empregos para a maioria da população, também faltam profissionais qualificados para as empresas. Consequência disso é que uma fatia do mercado está sendo suprida por autodidatas, empresas procuram pessoas de talento e criatividade que podem ser adequadas e treinadas para as novas necessidades de um mercado em constante mutação, marcas de um país que não treina seus cidadãos, que tem uma política voltada para o imediatismo sem se preocupar a seqüencia histórica das próximas gerações.
- Balança Comercial
Balança comercial é o nome da conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações os países. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávil balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit. Quando o saldo da balança comercial apresenta negativo, o governo para equilibrá-la tem que recorrer as reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ou recorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.
Superávit: É quando a balança comercial apresenta saldo positivo pois os valores em dólares das importações, foram menores do que exportações, ou seja, as exportações proporcionaram maior entrada de dinheiro no pais, (exceto dinheiro de especulações), neste caso, diz-se Balança comercial é favorável
Déficit: É quando o saldo da balança comercial é negativo, o valor em dólares das exportações é menor do que o das importações, nesse caso diz-se Balança comercial é desfavorável.
Divida interna: É a dívida contraída em moeda nacional pelo governo com as pessoas físicas e jurídicas residentes no país.
Dívida externa: É a somatória dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário